Antes de sentir falta, cuide para que não falte

Um dos temas que mais nos inspiraram na criação de dezenas de projetos e que serviram de bandeira de atuação parlamentar, tanto na Câmara Municipal quanto na Assembleia Legislativa, foi o Meio Ambiente. E é esse tema que hoje obriga o Estado e a sociedade a priorizar o assunto por conta da maior crise hídrica vivida nas últimas décadas.

Creio, que o tema também inspira as Igrejas, o povo de Deus a muitas reflexões no lado espiritual, e também nos desperta para a necessidade de interceder a Deus em oração. Além do que, como cidadãos responsáveis, precisamos levar o nosso povo à conscientização quanto ao uso racional da água. Como ex-servidor da Cesan por 36 anos, e na condição de engenheiro sanitarista, compartilho com a amada Igreja da importância da água e sua atual situação de escassez.

Diante desse quadro preocupante, senti a necessidade de pedir aos pastores e às suas Igrejas, as orações e o envolvimento dos irmãos nesse projeto. A oração é um mecanismo que Deus usou nos tempos de Elias e ainda usa para mudar situações. Além disso, estou encaminhando sugestões práticas de como economizar água. São dicas simples que poderão ser repassadas à Igreja por meio dos boletins e mídias informativas, além do datashow e outros meios de comunicação.

Agradeço por suas orações, sua cooperação e o envolvimento da sua Igreja nesta batalha contra o desperdício de água em nosso Estado.

.

———————————————————————————————————————————————————————————————————-

10 DICAS PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO DE ÁGUA

———————————————————————————————————————————————————————————————————-

1. NO BANHO: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.
.

2. AO ESCOVAR OS DENTES: Escove os dentes e enxágue a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

.

3. NA DESCARGA: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

.

4. NA TORNEIRA: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

.

5. VAZAMENTOS: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

.

6. NA CAIXA D’ÁGUA: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

.

7. NA LAVAGEM DE LOUÇAS: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágue tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

.

8. REGAR JARDINS E PLANTAS: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

.

9. LAVAR CARRO: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

.

10. NA LIMPEZA DE QUINTAL E CALÇADAS USE VASSOURA: Se precisar utilize a água que sai do enxágue da máquina de lavar.

Deixe um Comentário

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>